sexta-feira, 26 de março de 2021

SONHO

 

 O significado dos sonhos | Sonhos | Psicólogo em São Paulo

 

SONHAR... SONHO.... Qual o significado desta viagem noturna?

    O nosso cérebro é constituído por 86 bilhões de neurônios, segundo a renomada pesquisadora Suzana Herculano. Diante deste número expressivo um detalhe passa ignorado: a quantidade de neurônios de um ser humano é finita. Sim, é finita! Por esta característica o cérebro, diante de uma rede finita de neurônios, requisita a reutilização de alguns que já estavam linkados em conexões passadas (ou memórias passadas). Reutiliza aqueles cuja importância encontra-se em situação de não tão importantes ou nada importante. Acontece um verdadeiro desmantelamento de alguns vínculos entre os neurotransmissores.

    Qual o significado disto? Simples: o cérebro cria até os seus últimos instantes de vida, novas memórias. Agora surge uma hipótese: não seriam os sonhos o resultado do desmantelamento de algumas conexões neurais? Lembrando que o nosso cérebro mantém altíssima atividade neuronal no decorrer do sono, tanto quanto em estado desperto. Uma vez que o cérebro possui uma finitude de neurônios e requisita a reutilização de neurônios, os sonhos poderiam surtir a partir de fragmentos de memória, ou seja, de neurotransmissores sem referência, sem os respectivos links de memória.  É interessante perceber que muitos sonhos possuem um significado e outros nem tanto (“sem pé nem cabeça”).

    Os sonhos são esquecidos muito brevemente porque não são importantes para o nosso dia a dia. Talvez os sonhos sejam os últimos lampejos de fragmentos de memória tentando se comunicar, se reconectar a algo, tentando “sobreviver ao desmantelamento”.

Por: Heitor Jorge Lau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário