quarta-feira, 15 de junho de 2011

MARKETING PESSOAL

Por Heitor Jorge Lau
Relações Públicas, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas e Mestrando em Educação
   
   Vários princípios mercadológicos largamente utilizados no processo de marketing podem e devem ser adaptados e empregados ao desenvolvimento pessoal. Afinal, tanto uma organização como um profissional não constroem uma marca e alcançam o sucesso ou despontam no mercado sem um rígido planejamento de ações estratégicas. Construir a marca pessoal ideal requer respostas para os seguintes questionamentos: Qual o objetivo disto? Onde se almeja chegar com isto? E, o que se deseja obter com isto? Responder tais inquietudes é o princípio básico de um posicionamento sólido no mercado de trabalho através do marketing pessoal da mesma forma que as organizações procuram se destacar com o marketing. Algumas ações são imprescindíveis como mapear o mercado que se está inserido e sua atual conjuntura; analisar os possíveis concorrentes potenciais; auto-analisar pontos fortes e fracos; traçar objetivos bem definidos; e desenvolver um plano de ação suficientemente capaz de alavancar e sustentar os objetivos pré-definidos. A auto-análise (conhecer a si próprio), a princípio, deveria ser o primeiro passo a ser dado nesta trajetória, porque a partir deste, os pontos negativos, considerados ameaças, e os positivos, considerados oportunidades, são revelados. Mesmo porque inexiste uma fórmula única aplicável a todos, uma vez que cada pessoa possui suas particularidades. Kotler e Armstrong (2007) salientaram que a marca de qualquer produto transcende a sua nomenclatura, porque adquiri representatividade por intermédio da percepção e principalmente dos sentimentos impregnados na mente do consumidor, sobre ela. O “papa” da administração, Peter Drucker, através de entrevista a Revista Management (2006, p. 26), declarou que os “consumidores compravam marcas porque não tinham informação suficiente para fazer sua escolha”. Por estas afirmações é possível entender que o marketing pessoal, quando construído com cuidado e objetivo, ou seja, estruturado com informações e conhecimento, resulta em marca de sucesso profissional. Portanto, ser bem sucedido no acirrado mercado de trabalho requer dedicação e discernimento acentuado. O negócio é colocar a mão na consciência e desenvolver habilidades para chamar a atenção das empresas ávidas por talentos do conhecimento.


Referências
HSM MANAGEMENT. Um legado de sete décadas. Número 54, volume 01, jan./fev. 2006, p. 24-28.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2007.

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