sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

RUMINAÇÃO – REVISANDO REPETIDAS VEZES

 

Ms. Heitor Jorge Lau
 Psicanalista
Mestre em Educação
Pós-graduado em Gestão de Pessoas
Bacharel em Comunicação Social
 

                Quando um indivíduo fica deprimido, a mente foca em algo desagradável e ela fica emperrada. “Eu fico em casa e penso em como sou infeliz. Minha mente fica revisando coisas ruins que aconteceram e fico pensando: O que há de errado comigo? ”. Esse estilo de pensamento é um fator importante ao tornar o paciente deprimido mais vulnerável e permanecer deprimido. Permanece emperrado em um pensamento ou sentimento negativo, não indo a lugar algum. Por que a ruminação estaria associada à depressão? Quando acontece a ruminação, a mente foca em experiências negativas, e quando a mente está emperrada nos aspectos negativos, surge um sentimento de mal-estar. Além disso, a mente fica passiva, isolada e ineficaz. Quando não está ruminando, consegue fazer planos, fazer as coisas e sentir felicidade.

                Mas, se a ruminação faz com que nos sintamos tão mal, por que fazemos isso? Primeiramente, algumas pessoas acreditam que podem ruminar até chegar a uma solução. “Se eu ficar pensando em como me sinto mal, talvez eu encontre alguma maneira de me sentir melhor. Em segundo lugar, as pessoas que ruminam com frequência não percebem que têm uma escolha: “Eu geralmente sinto que, quando esses pensamentos negativos entram na minha cabeça, não consigo abandoná-los”. Em terceiro lugar, as pessoas que ruminam não suportam a incerteza, a injustiça ou o fato de não estarem no controle. Elas imaginam que, se continuarem pensando sobre um problema, finalmente irão encerrá-lo, descobrir a “verdadeira razão” e obter algum controle. É claro que isso não funciona, o que faz com que elas pensem que precisam ruminar um pouco mais. E, em quatro lugar, a ruminação pode ser uma estratégia para evitar experiências desagradáveis. Em vez de sentir-se triste, com raiva, confuso ou ansioso, o deprimido pode tentar pensar em uma saída. Quando está pensando não está sentindo, agindo ou se comunicando. Está emperrado em sua mente!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário