quarta-feira, 25 de abril de 2012

ENSAIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO DURANTE O APRENDIZADO

* Os textos inseridos nesta postagem foram replicados de um fórum sobre Neurociência versus Educação, do curso Master en Educación da Universidad de Jaén, no qual o autor deste blog é integrante na categoria de mestrando.

Por Heitor Jorge Lau
Tutor da Disciplina Processos Gerenciais da Uninter Pólo Santa Cruz do Sul
Empresário e Mestrando em Educação
Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos
Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas

    Recorte de uma postagem: “[...] a motivação é a porta do aprendizado e a grande porta do aprendizado é atenção [...]”. * Grifo meu!

    Ouvi em vários momentos distintos uma afirmação (totalmente errônea) sobre a capacidade das gerações atuais de conseguirem a façanha de processar muitas informações simultaneamente, como por exemplo: conversar no celular, escrever um texto, ouvir música e algo mais se for necessário. Tudo isto com muita naturalidade e controle absoluto.

    Também fiz um recorte de um site, onde existe tal consideração: "Eles [...] fazem outras dez coisas ao mesmo tempo”. * Eles = os jovens.

    Ao ler esta última postagem fico me perguntando como o cérebro humano (que se mantêm o mesmo desde que o “homem virou homem”) pode processar mais de uma informação ao mesmo tempo, diferentemente de fazer duas coisas ao mesmo tempo (cantar e correr). Nem o computador mais moderno consegue tal façanha (não que a máquina supere a mente humana, longe disto).

    Por isso achei muito pertinente e importante o recorte que enfatiza a atenção como porta de entrada para o aprendizado. A ciência já comprovou incontáveis vezes que os indivíduos concentrados, em ambientes propícios, com a atenção focada, executam com esmero uma tarefa.

    A pesquisadora Etienne Koechlin - Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica de Paris -, afirma que o ser humano, não enfrenta problemas ao compartilhar duas tarefas no cotidiano. Por exemplo, falar ao telefone e cozinhar simultaneamente. Todavia, os problemas surgem na medida em que o indivíduo busca atingir mais do que dois objetivos ao mesmo tempo. Os lóbulos frontais, que funcionam conjuntamente frente a uma tarefa, se dividem na execução de uma tarefa dupla. Mas, no caso de três tarefas eles irão ignorar um dos objetivos.

    Este tipo de conhecimento, muito bem fundamentado, deve servir como subsídio de argumentação na hora de conversar com discentes e principalmente com os pais dos alunos, sobre a importância da concentração no momento da execução das tarefas relacionados a escola ou na hora do estudo nas dependências do lar (principalmente). Percebemos que no “refúgio dos filhos – o quarto –“ a presença da internet, televisão ou música é uma constante. Portanto, nosso papel também é esclarecer o prejuízo da falta de atenção e da falsa atenção “multi-partilhada”.

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